Sumário
Saiba como a segurança do Android pode te manter a salvo de golpes em dispositivos móveis;
Nos últimos 12 meses, golpistas têm usado ferramentas avançadas de inteligência artificial para criar esquemas cada vez mais convincentes em dispositivos móveis — um problema que já causou prejuízos de mais de US$ 400 bilhões em todo o mundo.
Para entender melhor o cenário, o Google, em parceria com a YouGov, realizou uma pesquisa com mais de 5.000 usuários de smartphones nos Estados Unidos, Índia e Brasil. Os resultados sobre spam e mensagens fraudulentas chamam atenção.
Segundo o estudo, usuários de Android têm 58% mais chances de evitar mensagens de texto fraudulentas do que usuários de iOS em um período de sete dias.
O desempenho é ainda melhor entre os donos de Pixel, que apresentaram 96% mais chances de não receber spam ou tentativas de fraude em comparação aos usuários de iPhone.
Já os usuários de iOS foram 65% mais propensos a receber três ou mais mensagens fraudulentas por semana, reforçando a diferença entre os ecossistemas móveis.

Há anos, o Android está na linha de frente da luta contra golpes digitais. Com o poder da inteligência artificial do Google, o sistema cria proteções proativas e multicamadas capazes de identificar e bloquear tentativas de fraude antes que cheguem ao usuário.
Essas defesas protegem pessoas no mundo todo contra mais de 10 bilhões de chamadas e mensagens suspeitas todos os meses. Além disso, o Google realiza verificações contínuas de segurança para manter a integridade do RCS (Rich Communication Services) — padrão usado em mensagens modernas.
Somente no último mês, essas verificações bloquearam mais de 100 milhões de números suspeitos, impedindo golpes antes mesmo que fossem enviados.
A pesquisa Google–YouGov também demonstrou a alta confiança dos usuários nas proteções integradas do Android. E embora o envolvimento direto do Google possa gerar ceticismo, a presença da YouGov garante credibilidade e imparcialidade aos resultados.
Segundo o Google, o desempenho superior do Android se deve a verificações constantes do RCS, filtros de spam integrados aos aplicativos de Mensagens e Telefone, e ao uso estratégico da IA para detectar phishing e fraudes.
>>83% dos ataques de phishing miram celulares. Sua empresa está pronta para isso?
Além disso, uma avaliação independente da Counterpoint Research confirmou que os smartphones Android possuem o maior número de proteções baseadas em IA do mercado.
O estudo comparou modelos recentes de Pixel, Samsung, Motorola e iPhone, e revelou que o Android oferece dez áreas principais de proteção baseadas em IA, incluindo e-mail, navegação e comportamento no dispositivo — enquanto o iOS cobre apenas duas categorias.

A empresa de cibersegurança Leviathan Security Group também realizou uma avaliação comparativa de proteção contra golpes e fraudes entre os modelos iPhone 17, Moto Razr+ 2025, Pixel 10 Pro e Samsung Galaxy Z Fold 7.
O estudo concluiu que os smartphones Android, liderados pelo Pixel 10 Pro, oferecem o nível mais alto de proteção contra fraudes e golpes já disponível por padrão.
O relatório destacou especialmente os recursos avançados de triagem de chamadas, detecção de golpes e autenticação em tempo real de alertas suspeitos como diferenciais do Android no combate a ameaças.

Em conjunto, as avaliações independentes da YouGov, Counterpoint Research e Leviathan Security Group apontam para a mesma direção:
As soluções baseadas em IA do Android oferecem uma proteção mais abrangente e inteligente contra golpes em dispositivos móveis.
As proteções proativas do Android funcionam em toda a plataforma para manter os usuários um passo à frente das ameaças, usando o melhor da inteligência artificial do Google.
O Google Mensagens filtra automaticamente spams e fraudes conhecidas, analisando a reputação do remetente e o conteúdo da mensagem. Textos suspeitos são movidos para a pasta “Spam e bloqueados”, evitando distrações e riscos.
Para ameaças mais sofisticadas, a Detecção de Fraudes utiliza IA no dispositivo para identificar padrões de golpes em conversas — como o famoso “golpe do abate de porcos” — e emitir alertas em tempo real. Essa camada de proteção ajuda a manter a privacidade do usuário e bloqueia links suspeitos antes que causem danos.
No aplicativo Telefone do Google, as chamadas de spam conhecidas são bloqueadas automaticamente antes mesmo de tocar. O Filtro de Chamadas pode atender em seu lugar e identificar se quem está do outro lado é um possível golpista.
Mesmo quando o usuário atende, a IA do Android continua monitorando padrões de conversa suspeitos, emitindo alertas instantâneos durante a ligação — tudo de forma efêmera, sem armazenar nem enviar conteúdo para fora do dispositivo.
O sistema também impede ações arriscadas durante chamadas, como instalar apps não confiáveis ou alterar configurações de segurança, e alerta caso a tela esteja sendo compartilhada sem consentimento.
Essas camadas de defesa são integradas diretamente ao núcleo do Android, junto de tecnologias como o Google Play Protect, que verifica aplicativos em tempo real, e a Navegação Segura aprimorada no Chrome, que agora utiliza modelos de linguagem (LLMs) para detectar ameaças com mais precisão.
Com o Android, o usuário conta com uma proteção inteligente e multicamadas, alimentada por IA e projetada para bloquear golpes antes que eles aconteçam.
Com camadas de segurança baseadas em IA, verificações constantes e foco em privacidade, o Android não apenas reduz a exposição a fraudes — ele redefine o padrão de proteção móvel no mundo digital.
>> Baixe agora o nosso infográfico e descubra como a solução Urmobo transforma o gerenciamento móvel da sua empresa!

Mesmo com toda a inteligência artificial e proteção nativa do Android, a verdadeira segurança corporativa acontece quando há gestão centralizada e políticas bem definidas — exatamente o que soluções como a Urmobo oferecem.
Com uma plataforma EMM (Enterprise Mobility Management), administradores de TI podem configurar políticas, gerenciar permissões e proteger dados corporativos de forma centralizada.
Isso inclui bloquear URLs específicos, restringir aplicativos, definir credenciais de acesso e configurar remotamente recursos essenciais para o trabalho, de acordo com as diretrizes da empresa.
Em parceria com o Google e utilizando o Android Enterprise, a Urmobo combina tecnologia, inovação e suporte especializado para entregar funcionalidades avançadas de segurança e gestão.
Essa integração garante não apenas a proteção dos aparelhos, mas também uma administração eficiente e alinhada às melhores práticas do ecossistema Android.
Entre em contato com a Urmobo e descubra como levar a gestão e segurança dos seus dispositivos Android a um novo nível.